terça-feira, 8 de março de 2011

NOSSA ROTINA E SUA IMPORTÂNCIA

RODA
Possibilitar a tomada de consciência de grupo, conhecer os (as) companheiros (as).
Possibilitar o estreitamento de relações afetivas pela própria configuração espacial.
Retomar e compartilhar com o grupo, pequenas informações ou acontecimentos.
Momento de socializar conhecimentos, recordar tarefas e explicar o que será feito durante o dia.
Favorecer  a sua orientação espaço temporal.

JOGOS OU BRINQUEDOTECA

Possibilitar e incentivar o prazer de jogar e brincar.
Possibilitar o rodízio e utilização de jogos e brincadeiras diversas.
Proporcionar o aprendizado e exercício da ética e da cidadania.
Possibilitar e incentivar momentos de atuação em duplas, pequenos grupos e até coletivamente.
Encorajar a exploração de idéias matemáticas.
Explorar noções de operações matemáticas.
Desenvolver o prazer pela curiosidade pela escrita e leitura de letras, palavra e números.
Auxiliar as crianças a ir além do que sabem na troca com as outras crianças.
Possibilitar nesses momentos um atendimento mais individualizado as crianças.
Desenvolver o espírito cooperativo e solidário


LEITURA COMPARTILHADA.

Desenvolver o prazer pelo ouvir e contar histórias.
Vivenciar a palavra e a escrita em todas as suas possibilidades.
Resgatar as brincadeiras cantadas, assim trazer para a sala de aula músicas, parlendas, ritmos da nossa cultura.
Apreciar poesia e contos clássicos.
Desenvolver a imaginação e ampliar o vocabulário.
Socializar-se de forma ativa, criativa e participativa em qualquer  situção produzindo e reproduzindo cultura.
Estimular o prazer de contar, ouvir, ler e criar suas próprias histórias.
Valorizar a memória coletiva e individual.
Inserir o sujeito na cultura.

DIVERSIFICADA

Explorar materiais e e técnicas diversas nas atividades plásticas.
Desenvolver as várias etapas do desenho e da colagem, do recorte, da pintura e da modelagem.
Apreciar e divertir-se com o resultado das produções.
Desenvolver o prazer pela utilização e instrumentos diversos, pela expressão e representação plástica.
Desenvolver habilidades manuais e de utilização dos diversos materiais.
Desenvolver a imaginação e ativar a fantasia.
Possibilitar o desenvolvimento do sentimento de independência e organização.
Possibilitar o atendimento individual para algumas crianças e momentos ricos para observação.


CASA DE BONECA


Socializar-se de forma ativa, criativa e participativa em qualquer situação produzindo e reproduzindo cultura.
Desenvolver a imaginação e ampliaro vocabulário
Compartilhar idéias e sentimentos.vivênciar e roduzir situações cotidianas.
Desenvolver o senso de organização, cooperação e solidariedade.
Divrtir-se com o faz de conta.


RECREAÇÃO E PARQUE

Momento coletivo em que o grupo desenvolve uma atividade recreativa dirigida ou não pela professora com o objetivo de explorar a relação corpo/espaço/ritmo, jogos com regras.
Desenvolver noções espaciais e temporais.
Brincar e explorar brinquedos e movimentos.
Extravasar tensões e energia.
Possibilitar  contato com a natureza, com terra ficando descalça, brincandona areia, no pátio ou campinho, correndo, interagindo com outras crianças, compartilhando espaços, brincadeiras e brinquedos.

HORA DAS ATIVIDADES DAS ÁREAS (Linguagem oral e escrita, Matemática, Ciências Sociais e Naturais) 

Contribuir para  que as crianças sejam ativas intelectualmente, social e moralmente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário